• XMan

Raspar a barba evita o Coronavírus?

Raspar a barba se  tornou um dos grandes motivos para evitar a contaminação do Coronavírus, mas será que isso resolve para evitar proliferação?

Apesar de prudente, entretanto, não são todos os homens que precisam tirar os pelos da barbas, segundo especialistas, o recomendado fica para os profissionais da saúde.

Raspar a barba


Por causa da barba, a máscara pode perder a capacidade de filtrar o vírus e impurezas, além de prejudicar a vedação do material


Igor Marinho, infectologista do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenador médico do hospital AACD, segundo ele os profissionais de saúde devem ter um cuidado maior para usar máscaras e devido a isso a barba pode se tornar um empecilho .


“O momento em que a pessoa lava o rosto é suficiente para limpar a barba. O ideal é mantê-la curta e sempre fazer uma higienização com água e sabão”, afirma. Lessandra Michelin, infectologista e diretora da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e ainda explica que para os homens fora da área da saúde não devem se precipitar, apenas manter uma boa higiene em seu dia a dia.


A médica também conclui que não existe um estudo comprovado que a barba transmita o vírus.  “São os mesmos cuidados que falamos para alguém que vai lavar o rosto e não tem barba. Mantenha o rosto e as mãos sempre limpas e evite tocar nas mucosas.”


E os cabelos?

Claro que as famosas fake news também iriam aparecer, como não lavar os cabelos com xampus, pois eles não possuem pH suficiente para matar o vírus, caso esteja em sua cabeça.


Os médicos declararam que não existe nenhum estudo ou fato comprovado dessa notícia. Aliás, o recomendado é sempre lavar seu cabelo e manter eles limpos sempre que possível, especialmente na fase que estamos vivendo.


O médico Igor Marino ainda explica que independente de proteção, é fundamental manter a boa higiene com limpeza das mãos. Os hospitais sempre seguem protocolos de higienização dos cabelos, os profissionais da saúde que possuem cabelos longos devem prende-los e usar toucas, ainda mais tiverem contatos com pacientes com suspeitas de Coronavírus. 


No fim, não é nenhuma novidade, mantenha suas mãos e rosto sempre limpas com água e sabão para evitar contaminação.