• XMan

Exercícios físicos para fazer em casa

A atividade física ajuda a colocar seu corpo em forma, proporcionar uma melhor saúde, oferecer energia e melhorar sua autoestima. Mas, nem sempre você encontra tempo ou tem um dinheiro disponível para se matricular em uma academia ou mesmo fazer alguma arte marcial.

Nesses casos, posso indicar a você que a sua casa pode ser o local mais indicado para você fazer exercícios físicos. Você vai ganhar tempo e dinheiro, além de poder trabalhar vários grupos musculares sem necessitar de equipamentos complexos, usando tudo que você encontra a mão e com ajuda do peso do seu corpo.



Pular Corda

Para quem não conta com bicicleta ou esteira, pular corda é uma ótima opção de exercício aeróbico.

Em 15 minutos de atividade você perde 180 calorias (contra 140 da corrida). Este mesmo período equivale a 1 hora de caminhada.A corda fortalece os ossos e os membros inferiores (coxa, panturrilha). Inicie com 10 minutos de atividade e não se preocupe, o ritmo e coordenação vem com o tempo e a prática.

Flexão de Braços

Simples, as flexões são um exercício extremamente importante para o fortalecimento da zona dos ombros, peito e braços. Você pode começar a atividade com 3 séries de 10 movimentos cada e um intervalo de 2 minutos entre as séries.

Prancha

Trata-se de um exercício isométrico, direcionado para a musculatura profunda do tronco. Bem semelhante com a flexão.A diferença é a forma que você irá posicionar seus braços no chão, contraindo a musculatura abdominal em diferentes pontos.

Durante sua a execução, o aluno permanece com o rosto voltado para o solo, posiciona o tronco, o quadril e as pernas fora do chão e mantêm as pontas dos pés e o antebraço em contato com o solo. O aluno deve manter o alinhamento da coluna e respirar durante todo o exercício.

Para iniciar, 3 séries de 30 segundos com um intervalo de 1 minuto e meio entre elas.

Agachamento

Exercício simples e funcional para ativar os membros inferiores.

Basta flexionar os joelhos, jogando os braços para frente para manter o equilíbrio.

Durante a descida, a coluna deve ficar sempre ereta e o movimento tem o limite até que sua perna realize um ângulo de 45 graus.

Você pode intensificar a atividade colocando peso no movimento.

Para começar, 3 séries de 20 repetições, com um intervalo de 2 minutos.

Abdominais

Deitado no chão, com a barriga voltada para cima, você deve inclinar o tronco para frente.

O movimento é aquele que você já está acostumado a imaginar quando pensa em abdominal, e ele trabalha principalmente a região do músculo reto superior.

Se você quiser complementar, faça o abdominal na diagonal para fortalecer a região lateral da barriga.